Educador, antropólogo e pedagogo. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal). É um crítico do sistema tradicional de ensino, considerando a aula tradicional um sistema obsoleto de reprodução de conteúdos que deixa a desejar naquilo que é o mais importante objetivo educacional: a humanização do indivíduo. Fundador e Coordenador do projeto "Fazer a Ponte", na Escola da Ponte (Portugal), referência mundial em inovação, de 1976 a 2004. Membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal. Colaborou no projeto "Educação para Todos" no Instituto Paulo Freire. Com quase 50 anos de carreira, é grande dinamizador da gestão democrática na Educação, tendo recebido diversos prémios, entre os quais, o "Primeiro Prémio do Concurso Experiências Inovadoras no Ensino" (Ministério da Educação). Recebeu da Presidência da República a "Comenda da Ordem da Instrução Pública". Colaborador voluntário na Escola Projeto ncora, em Cotia, São Paulo, de 2011 a 2015. No Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e no Projeto Brasília 2060 – Plano Estratégico para uma Cidade Sustentável – coordenou, de 2014 a 2015, pesquisa sobre indicadores de boa qualidade da educação. No Ministério da Educação do Brasil, integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica. No Distrito Federal, é coordenador da Rede de Comunidades de Aprendizagem, projeto da Secretaria Estadual de Educação.