Licenciada em Psicologia e diplomada em Formação de Professores pela Universidade Autónoma de Madrid. Doutorada pela Universidade de Las Palmas de Gran Canária Cum Laude por unanimidade. Na atualidade, diretora do Departamento de Psicologia, Sociologia e Trabalho Social.
Docência desde 2008 nos graus de Educação Infantil, Educação Primária, Educação Social, Segurança e Controle de Riscos e no Mestrado de Formação de Professores.
A atividade de investigação é refletida em publicações em revistas científicas (indexadas em WOS, SCOPUS, FECYT...), capítulos de livro em SPI, livro de divulgação, Prêmio Cátedra Telefônica: A brecha digital nas pessoas com deficiência. Colaboração em projetos de investigação da USAL. Revisora de revistas científicas. IP no Projeto de Geração de Conhecimento convocatório do ano 2021. Avaliadora da Agência Espanhola de investigação desde janeiro de 2023.
Mais de 30 anos de experiência clínica com menores com autismo e outras perturbações do neurodesenvolvimento. Colaboração com organizações sociais: UNICEF. Associações de familiares de pessoas com autismo. Fundadora da Fundação de Apoio às Pessoas com Perturbações do Neurodesenvolvimento (FUNTEAC).